interino

Temer confirma Ivan Monteiro como novo presidente da Petrobrás

Folhapress


Foto: Agência Brasil

O conselho de administração da Petrobras indicou o engenheiro Ivan da Silva Monteiro, atual diretor financeiro, para assumir interinamente o cargo de presidente da estatal depois do pedido de demissão de Pedro Parente.

A empresa confirmou a indicação na tarde desta sexta-feira. De acordo com comunicado, Ivan Monteiro acumulará a função de diretor executivo financeiro e de relacionamento com investidores.

O ministro Moreira Franco (Minas e Energia) disse que o titular definitivo deve ser escolhido ainda nesta sexta-feira (1º) pelo presidente Michel Temer. O Planalto estava esperando receber da Petrobras a confirmação do nome interino para definir quem será o presidente permanente da empresa.

A expectativa é que Monteiro possa ser convidado por Temer em encontro nesta noite.

Correios devem demorar 15 dias para normalizar entregas

Monteiro, que está a caminho de Brasília, disse a interlocutores próximos que só aceitará o cargo se o Temer desistir de mexer na política de preços da companhia.

A reportagem apurou que ele estaria resistindo a aceitar o cargo.

Executivos de fora da empresa chegaram a ser sondados para assumir o cargo. Foram levantados nomes como o de Pedro Zinner, que hoje preside a empresa de energia Eneva, controlada pleo BTG Pactual e pela Cambuhy Investimentos.

PERFIL

Monteiro chegou à Petrobras em fevereiro de 2015, como parte da equipe do ex-presidente Aldemir Bendine, preso pela Operação Lava Jato, e foi mantido no cargo por Parente. Veio com Bendine do Banco do Brasil, onde também cuidava da área financeira e é um executivo bem visto pelo mercado.

Extremamente técnico e muito sério, ele é apreciado pelo mercado financeiro, que credita também a ele a recuperação da companhia.

O estopim para a saída de Parente foi uma "intervenção branca" na estatal, definida após a paralisação dos caminhoneiros, que, na prática, reduziu a autonomia da empresa para definir os preços do óleo diesel.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Grupo de caminhoneiros tenta se reunir em Brasília para reavaliar força

Presidente da Petrobras pede demissão Próximo

Presidente da Petrobras pede demissão

Política